QUAL A SUA DÚVIDA?

Terra Dúvidas Terra

Instalei o Wordpress, porém meu site está lento. O que devo fazer?

Imprimir dúvida

Existem várias razões para que um site construído com o Wordpress possa apresentar lentidão em seu primeiro acesso, ou na navegação de seus links. Os principais motivos para esta dificuldade se encontram com o tema escolhido e plug-ins instalados.

Para minimizar esta lentidão, você pode adotar algumas medidas como:

1. Utilizar um tema rápido: designs que utilizem imagens em todas as áreas do site adicionam um peso desnecessário a suas paginas. A escolha certa do tema poderá melhorar o tempo que seu site será carregado.

 

2. Monitore seus Plug-ins: plug-in é a principal causa de lentidão do Wordpress. Quanto mais Plug-ins instalados, maiores as chances de se deparar com um problema de performance em seu Site. Isto ocorre devido a muitos Plug-ins terem problemas de codificação, ou utilizarem várias chamadas a servidores externos.

 

3. Manter a "Lixeira" vazia: o Wordpress possui um sistema de lixeira, que possibilita a recuperação de conteúdo deletado seja ele um comentário, post, página, mídia, etc. Isto facilita a recuperação para conteúdo que tenha sido deletado por acidente, no entanto, pode ocupar muito espaço desnecessário no banco de dados, e, quanto maior o banco de dados, maior o tempo de informações para serem exibidos no site. Por padrão, o Wordpress irá deletar o conteúdo da lixeira após 30 dias, porém você poderá reduzir este tempo modificando o arquivo wp-config.php. Por exemplo, reduzir este tempo para sete dias adicionando a linha abaixo ao arquivo:

define ("EMPTY_TRASH_DAYS', 7);

 

4. Reduzir o número de revisões de post: não é somente o conteúdo de lixeira que pode aumentar o tamanho de seu banco de dados. Todo o tipo de post insere informações em seu banco de dados. O sistema de revisão do Wordpress lhe permite voltar a versões anteriores de seus artigos, e restaura-los. Além disto, revisões serão geradas toda vez que você salvar um artigo, e por padrão, não há limites para numero de revisões, o que é na verdade desnecessário.

Sendo assim, você poderá reduzir este número para uma quantidade menor, com duas ou três. Para isto, adicione a linha abaixo ao arquivo wp-config.php:

define ( 'WP_POST_REVISIONS', 3 );

 

Ou você poderá desabilita-lo através da linha abaixo:

define ( 'WP_POST_REVISIONS', false );

 

5. Habilitar o cache de navegadores: como alguns dos arquivos mais pesados de seu site como JavaSripts e CSS raramente são alterados, você poderá habilitar o cache para melhorar a performance de navegação de seu site. O sistema de Cache permite ao usuário acelerar o acesso e navegação de seu site, através de uma cópia de cache do site localmente, evitando chamadas ao servidor e poupando o usuário de fazer download dos mesmos arquivos novamente.

 

Você poderá habitar o cache adicionando o arquivo abaixo a seu arquivo .htaccess:

 

## EXPIRES CACHING ##

ExpiresActive On
ExpiresByType image/jpg "access 1 year"
ExpiresByType image/jpeg "access 1 year"
ExpiresByType image/gif "access 1 year"
ExpiresByType image/png "access 1 year"
ExpiresByType text/css "access 1 month"
ExpiresByType text/html "access 1 month"
ExpiresByType application/pdf "access 1 month"
ExpiresByType text/x-javascript "access 1 month"
ExpiresByType application/x-shockwave-flash "access 1 month"
ExpiresByType image/x-icon "access 1 year"
ExpiresDefault "access 1 month"


## EXPIRES CACHING ##

Compartilhe o conteúdo:
Este artigo respondeu sua dúvida?
Qualifique esse artigo:

Obrigado!
Escolha uma forma para entrar em contato conosco:

Formulário - Terra Empresas

Os campos com (*) são de preenchimento obrigatório.