QUAL A SUA DÚVIDA?

Terra Dúvidas Terra

Instalei o Joomla, porém meu site está lento. O que devo fazer?

Imprimir dúvida

Existem várias razões para que um site construído com o Joomla possa apresentar lentidão em seu primeiro acesso, ou na navegação de seus links. Os principais motivos para esta dificuldade se encontram com o tema escolhido e plug-ins instalados.

Os principais motivos que podem ocasionar a lentidão no Joomla são:

1. Problemas com JavaScript: a popularidade de plug-ins JavaScript/JQuery deu acesso a uma grande variedade de recursos dinâmicos aos websites. No entanto, quando implementado de forma incorreta estes scripts podem comprometer seriamente o tempo de carregamento de suas paginas. Além da implementação, outros aspectos que pode comprometer a performance do site são:

Carregamento de varias versões do JQuery;

Uso de várias API¿s de terceiros;

Código JavaScript mal escritos, ou fora das boas praticas de codificação;

2. Manuseio de Imagens: a forma com imagens são manuseadas em seu website também contribuem de forma significativa para determinar o tempo em que suas páginas serão carregas.  As imagens utilizadas em seu website precisam estar no formato correto, e tamanho adequado. Caso contrário, o Joomla levar um certo tempo para renderizar à imagem a página.

Abaixo se encontram os formatos mais usados e como eles funcionam:

JPEG (.JPG ou .JPEG): Melhor utilizada para imagens mais complexas e com várias colores, como fotografias digitais por exemplo.

PNG (.PNG): melhor utilizada em imagens com várias cores e que possuem o fundo transparente.

GIF (.GIF): melhor utilizada para imagens animadas ou pequenos ícones que não são muito complexos. Estas imagens também podem ter o fundo transparente.

SVG (.SVG): este formato de imagens está se tornando o mais comum, e é adequado para vetores gráficos. Este formato normalmente e usado para ícones que terão uma boa qualidade em qualquer resolução.

3. Número excessivo de requisições HTTP: ter muitos arquivos JavaScritps, CSS e Imagens pode gerar muitas requisições HTTP ¿ quando o navegador web encontra seu site, ele irá iniciar uma requisição isolada para cada um desses arquivos. Estas várias requisições também contribuem para determinar o tempo em que o navegador de seu usuário levará para carregar sua página por completo. O que pode ser feito para reduzir estas requisições é tornar estes arquivos em um único arquivo (para CSS e JavaScript). Para isto, você poderá utilizar uma solução do próprio Joomla chamada Gzip, que pode ser localizada através de sua área de administração.

4. Cache não habilitado: como alguns dos arquivos mais pesados de seu site como JavaSripts e CSS raramente são alterados, você poderá habilitar o cache para melhorar a performance de navegação de seu site. O sistema de cache permite ao usuário acelerar o acesso e navegação de seu site, através de uma cópia de cache do site localmente, evitando chamadas ao servidor e poupando o usuário de fazer download dos mesmos arquivos novamente. 

Você poderá habilitar o método de Cache através da Configuração Global do Joomla em Sistema -> Configuração Cache, e selecione o método de cache desejado.
 

Compartilhe o conteúdo:
Este artigo respondeu sua dúvida?
Qualifique esse artigo:

Obrigado!
Escolha uma forma para entrar em contato conosco:

Formulário - Terra Empresas

Os campos com (*) são de preenchimento obrigatório.