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Estas e muitas outras perguntas podem ser respondidas pelos relatórios do sistema. Eles possuem um sistema de filtros que possibilita que você configure o resultado conforme suas necessidades. Por exemplo: Filtrar todos os movimentos deste mês, da conta bancária X referentes à categoria alimentação.

 

Página Principal (Planilha):

 

Este é o módulo principal, o centro do sistema, onde se permitirá uma visão permanente da listagem de movimentos, iniciando, caso não existirem filtros ativos, nos movimentos mais próximos da data atual.

 

Nesta página temos os seguintes elementos especificados a seguir:

 

- Barra de Botões, onde você tem acesso permanente à ajuda e opção para sair do sistema.
- Barra de ferramentas, com diversos botões para acessar toda a funcionalidade do sistema;
- Tabela de movimentos (planilha), é a listagem dos seus movimentos.
- Setas avançar e recuar: utilizada para navegar quando seus movimentos não puderem ser exibidos numa única página (o número máximo é 40 movimentos por página).

 

Barra de Ferramentas da Planilha:

 

Incluir - possibilita ao usuário o lançamento de novo movimento, ou até vários se for especificada uma periodicidade;

Exclui - chama a tela de confirmação de exclusão múltipla de todos os movimentos na tela que foram marcados com x no quadro de exclusão;

Contas - acesso à tabela de contas, em ordem alfabética para manutenção das mesmas e das formas de pagamento a cada uma vinculadas (alteração, exclusão e inclusão de contas e manutenção das formas de pagamento);

Categorias - acesso à tabela de categorias, ordenadas por ganhos e despesas, para manutenção (alteração, exclusão e inclusão);

Relatórios e Gráficos - entrada à tela com opções de relatórios e gráficos;

Preferências - acesso às configurações do sistema;

Filtros - ativa possibilidade de filtrar os movimentos contidos na planilha selecionando diversas combinações de condições.

 

Tabela onde cada linha representa um movimento (compromisso financeiro de ganho ou despesa) lançado pelo usuário.
Cada coluna representa um tipo de informação e tem um título explicativo.
Os campos apresentados nesta planilha não representam todo o conteúdo de cada movimento, são uma forma resumida para melhor visualizar o fluxo financeiro.
A ordenação é a por data de vencimento crescente.
Abaixo da planilha temos uma barra com os botões de avançar e recuar paginando os movimentos exibidos.

 

Cada linha terá as seguintes informações:

 

• A imagem da caneta  serve para expandir este movimento, tendo acesso à alteração e cópia do mesmo.

• Check box para exclusão do movimento - marque os movimentos que deseja excluir e clique no botão de exclusão;

• Data de ocorrência do movimento, vencimento ou previsão de pagamento;

• Categoria selecionada;

• Descrição do movimento - possui a mesma função que a caneta, servindo para expandir esse movimento, com acesso à alteração e cópia do mesmo;

•Conta;

• Valor;

• Sinal  ou  indicando se é um ganho ou uma despesa;

• Liquidado .

 

Preferências:

 

Formulário para ajuste de preferências, utilizando os mesmos campos da página de primeiro acesso, exceto os campos de tipo de uso e tipo de contas.

Nesta tela você poderá modificar a configuração do sistema conforme mais lhe convier.

Aqui temos o endereço do e-mail para o qual podem ser enviados os avisos do sistema e as periodicidade e prazos para o envio dos mesmos: aviso de vencimento de ganhos ou despesas, extratos de movimentos mensais os semanais e aviso de excesso de limite.

O limite de gastos é uma ferramenta que você dispõe para controlar o total dos seus gastos, funcionando como um "sinal vermelho" para suas despesas. Sempre que esse limite for excedido você receberá uma notificação por e-mail.

A baixa automática de movimentos é uma facilidade para que após a data prevista os compromissos sejam considerados liquidados automaticamente, sem necessidade de entrar no sistema e baixar um a um. Caso você tenha um controle mais apurado de sua economia esta opção pode ser desativada e esta operação pode ser feita manualmente, assim você assume a tarefa de identificar os cheques compensados, etc.

Nesta página existe o ícone que chama a exclusão completa do usuário e os dados de sua planilha.

 

Exclusão de Usuário:

 

Esta ferramenta apaga todos os dados da sua planilha e faz o descadastramento do usuário do serviço.

 

Por ser uma atitude drástica, será pedida a confirmação através da entrada de login e senha antes de proceder com a exclusão total do usuário e suas tabelas. Uma mensagem explicará que a operação é irreversível e de sua total responsabilidade.

 

Inclusão de Movimento:

 

Efetua o lançamento de um (ou mais) novos movimentos na planilha.Possui a facilidade de poder definir um padrão de repetição do evento, gerando lançamentos múltiplos.

 

Campo Parcela:

 

Indica o número da prestação de contratos como crediários, consórcios e outros. Este campo é opcional. Se você fizer um lançamento de 12 parcelas com periodicidade mensal a partir de uma certa prestação, o número inicial em parcela gerará o número das seguintes prestações.

 

Campo Lançamentos Múltiplos:

 

Planilha Financeira lhe oferece a facilidade de repetir automaticamente compromissos que se repetem com uma freqüência definida, como aluguéis, salário, condomínio, consórcios e toda uma gama de eventos do cotidiano. Se optar por alguma das opções disponíveis (semanal, mensal ou anual) deverá especificar o número de lançamentos que devem ser feitos, num máximo de 240 vezes, incluindo o primeiro.

 

Visualizar/Alterar Movimento:

 

Acessada a partir do próprio movimento na linha da tabela, pelo link  ou pela descrição, mostra os detalhes do movimento com os campos abertos para alteração.
Altera os campos modificados pelo usuário, recalcula gastos mensais e verifica programação de e-mails.

 

Excluir Movimentos Marcados:

 

Módulo para facilitar exclusões múltiplas sem ter que entrar movimento por movimento.

Informa que todos os movimentos que foram marcados com X na planilha serão excluídos, sendo esta uma operação irreversível.

A marcação é inerente à página atual de dados, como recurso você pode filtrar os dados em um ou mais filtros para limitar os movimentos expostos e facilitar a marcação. Após a confirmação os movimentos correspondentes são excluídos da planilha.

 

 

Contas:

 

Tabela de contas do usuário. Ao ser acessada mostra a relação de contas em ordem alfabética e um ícone em cada linha apontando para as formas de pagamento de cada conta, com acesso ao cadastro das formas de pagamento.

Como opções tem um botão para inclusão de novas contas ou pode-se entrar a partir de cada linha na conta desejada para alterar ou excluir a mesma pelos ícones de linha iguais aos da planilha principal.

 

Inclusão de Conta:

 

Inclusão de nova conta preenchendo o campo obrigatório descrição e escolhendo um tipo de conta. Conforme o tipo escolhido serão inicializadas as formas de pagamento desta conta. Confirmando ou cancelando através dos botões específicos. Nessa tela pode ser definido o saldo inicial em valor e data.

 

Alteração de Conta:

 

Acessada através do ícone  na tela Contas, altera o nome e a descrição da conta.

 

Exclusão de Conta:

 

Esta página mostra os dados da conta escolhida para a exclusão e confirmação desta ação. Não podem ser excluídas contas para as quais já tenham sido lançados movimentos na planilha.

 

Transferência entre contas:

 

A transferência entre contas é uma facilidade que permite gerar automaticamente dois movimentos para efetuar transferência de valores entre contas, um de débito e um de crédito. O lançamento é bem simples. São pedidas a data, o valor, a conta de saída (débito) e a conta de entrada (crédito) e a forma de saída e entrada dos valores, além de um campo de observações, complemento e status.

 

Formas de Pagamento:

 

Tabela de formas de pagamento. As formas de pagamento são referentes a uma conta específica, portanto esta tabela é chamada sempre a partir de uma conta na sua tabela. É acessada através do ícone  ou de sua descrição e mostra a relação de formas de pagamentos em ordem alfabética da conta de onde esta opção foi ativada. Como opções existe um botão para inclusão de novas formas de pagamento para esta conta ou pode-se entrar a partir de cada linha na forma desejada para alterar ou excluir a mesma. As formas de pagamento podem se repetir para cada conta, ou seja, podem existir 2 formas de pagamento "cheque" para contas separadas, sendo cada uma independente da outra.

 

Inclusão de Forma de Pagamento:

 

Inclusão de nova forma de pagamento da conta escolhida preenchendo o campo obrigatório descrição, confirmando ou cancelando através dos botões específicos.

 

Alteração de forma de pagamento:

 

Altera a descrição da forma de pagamento. É acessada pelo ícone  na tela Inclusão de Formas de Pagamento.

 

Exclusão de forma de pagamento:

 

Página que exibe os dados da forma de pagamento escolhida para a exclusão e confirmação desta ação. Não podem ser excluídas formas de pagamento para as quais já tenham sido lançados movimentos na planilha.

 

Categorias:

 

Tabela de categorias. Ao ser acessada mostra a relação de categorias organizadas por ganhos e despesas e dentro de cada uma as categorias correspondentes em ordem alfabética. Existe um botão para inclusão de novas categorias ou pode-se entrar a partir de cada linha na categoria desejada para alterar ou excluir a mesma.

 

Inclusão de Categoria:

 

Inclusão de nova categoria preenchendo o campo obrigatório descrição, confirmando ou cancelando através dos botões específicos.

 

Alteração de categoria:

 

Acessada através do ícone  , altera a descrição da categoria. O tipo (ganho ou despesa) não pode ser alterado.

 

Exclusão categoria:

 

Página para mostrar os dados da categoria escolhida para a exclusão e confirmação desta ação. Não podem ser excluídas categorias para as quais já tenham sido lançados movimentos na planilha.

 

Filtros:

 

A página de filtros contém campos que se forem especificados enviarão condições de filtragem à base de dados, mudando os dados da planilha para aqueles que satisfaçam a escolha do usuário, sendo estes os campos passíveis de filtragem: data, tipo, categoria, conta, situação. Se os filtros já estiverem ativos, mostra os parâmetros escolhidos anteriormente pelo usuário.
Existem duas opções: aplicar filtros ou remover filtros.

 

 Saldos: 

 

Página que vai mostrar todas as suas contas e o respectivo saldo na data atual. Em duas colunas serão mostrados 2 saldos: um considerando todos os movimentos e outro totalizando apenas os movimentos liquidados.

 

Saldo Bruto:

 

O Saldo Bruto leva em conta todos os movimentos de ganho e despesa desde o início dos registros até a data atual. Para essa operação não é considerado o status de cada um (pendente ou liquidado).

 

Saldo Líquido:

 

Considera apenas os movimentos de ganho ou despesa a partir do seu primeiro lançamento que estejam sinalizados como "liquidados". Este saldo refletirá seu saldo bancário, ou seja: pode ser que você tenha pago um compromisso ontem com um cheque, mas quem o recebeu pode levar vários dias até sacá-lo.

 

Relatórios e Gráficos:

  

Página que vai mostrar todas as suas contas e o respectivo saldo na data atual. Em duas colunas serão mostrados 2 saldos: um considerando todos os movimentos e outro totalizando apenas os movimentos liquidados.

 

Existem várias modalidades, tanto para relatórios quanto para gráficos:.

 

Relatório Extrato de Movimentos: Mostra, como num extrato, todos os movimentos da planilha de um certo período, filtrando no máximo uma conta e apresentando subtotais como ganhos, despesas, resultado e saldo.
Filtros: Período (aqui pode ser com datas inicial e final) e contas
Relatório Geral de Movimentos: Relatório parametrizável onde o usuário avançado possa obter informações personalizadas das suas finanças pessoais.
Filtros: data inicial e data final. Tipo (todos, créditos ou débitos), situação (todos, liquidados ou pendentes), conta e categoria.
Relatório “Resumo por categoria”: Agrupa todos os ganhos e despesas por categoria, permitindo visualizar de uma maneira mais macro o fluxo financeiro do período solicitado.
Filtros: Período.
Relatório “Demonstrativo Mensal”, dia-a-dia: Relatório que mostrará a performance das finanças do usuário durante o mês escolhido, comparando totais de ganhos e despesas diariamente
Filtros: Meses e contas.
Relatório “Demonstrativo Anual”, mês-a-mês: Relatório que mostrará a performance das finanças do usuário durante o ano escolhido, comparando totais de ganhos e despesas mensais.
Filtros: anos próximos e filtro por conta.
Gráfico “Resultado Mensal”: Gráfico que mostrará a performance das suas finanças durante o mês escolhido, comparando totais de ganhos e despesas diariamente.
Filtros: Mês e filtro por conta.
Gráfico “Resultado anual”: Gráfico que mostrará a performance das suas finanças durante o mês escolhido, comparando totais de ganhos e despesas diariamente Filtros:Anos e filtro por conta.
Gráfico “Participação mensal de despesas por categoria”: Gráfico que mostrará a fatia que cada despesa representa mensalmente.
Filtros: Meses e anos e filtro por conta.

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