Erros mais comuns que podem ocorrer ao enviar mensagens utilizando o e-mail Terra:
Erro 450: Ocorre quando o domínio do endereço de e-mail para o qual você está tentando enviar a mensagem não existe ou está cadastrado incorretamente em sua lista de contatos.
No antigo Terra Mail aparecerá a seguinte mensagem: Não foi possível completar a operação:
No novo Terra Mail aparecerá a seguinte mensagem: Não foi possível enviar mensagem ao servidor SMTP.
No Outlook Express aparecerá da seguinte forma:
Tente enviar um e-mail para outro usuário.
Erro 452: Por medida de segurança, com o servidor de SMTP do Terra, é possível o envio para até 100 destinatários por e-mail (não sendo possível alteração).
Desta forma, sugerimos que envie uma nova mensagem sem que exceda esse limite.
Erro 550 - User unknown: Ocorre quando o endereço de e-mail para o qual você está tentando enviar a mensagem não existe ou está cadastrado incorretamente em sua lista de contatos.
No antigo Terra Mail aparecerá a seguinte mensagem: Não foi possível completar a operação: User unknown (550).
No Outlook Express aparecerá da seguinte forma:
Tente enviar um e-mail para outro usuário.
Erro 550 - Must Authenticate: Ocorre em programas de e-mail como o Outlook Express, por exemplo. Por medida de segurança, o servidor SMTP do Terra possui um recurso de autenticação para mensagens enviadas e, caso este recurso não esteja habilitado, ocorrerá referido erro.
Microsoft Outlook 2007: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Configurações de conta, selecione a conta configurada e clique no botão Alterar. Na tela que abre, clique no botão Mais configurações, depois clique na guia Servidor de saída e marque a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação. Clique em OK, Avançar e Concluir. Após, tente enviar mensagens novamente.
Microsoft Outlook 2000: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas, selecione a conta configurada e clique em Propriedades, clique na guia Servidores e marque a opção Meu servidor requer autenticação. Clique em Ok e depois em Fechar. Após, tente enviar mensagens novamente.
Mail (Mac OS X): Abra o programa, clique em Mail e depois em Preferences e na tela que abre, selecione a conta configurada e clique no botão Edit. Em seguida, marque a opção Use authentication when sending mail. Clique em Ok, feche a tela Mail Preferences e tente enviar mensagens novamente.
Erro 554: O portal Terra utiliza uma política de proteção quanto a abuso via e-mails (envio de SPAM) pelos nossos usuários em nosso sistema de e-mail. Trata-se de limites de mensagens enviadas por dia (considerando o número de destinatários).
No antigo Terra Mail aparecerá a seguinte mensagem: Não foi possível completar a operação: 5.7.1 : Data command rejected: Limite de mensagens excedido (554).
No Outlook aparecerá da seguinte forma:
Por questões de segurança, não é mais possível exceder a quota de mensagens através dos servidores do Terra, sendo necessário respeitar o prazo de 24 horas para o envio de novos e-mails.
Identificando o erro que apresenta no Avast
"Fazer logon no servidor de entrada de e-mails (POP3): Conexão com o servidor interrompida. Se o problema continuar, contate o administrador do servidor ou o provedor de serviços de Internet. O servidor respondeu: -ERR Cannot connect to POP server 200.234.210.14 (200.234.210.14:995), connect error 10060"
Exemplos:
Metarp:
Globoata.dp1:
Se este erro for identificado sugerimos que siga os passos abaixo:
1. Na janela abaixo vá a opção Configurações:
2. Clique agora em Proteção Ativa:
3. Na opção Módulo E-mail clique em Personalizar:
4. Na janela abaixo, desmarque a opção Escanear emails enviados (SMTP) e clique em OK:
Pronto!
Existe um limite de tamanho para as mensagens (texto e anexo) enviadas:
Se você usa um programa de correio eletrônico (Outlook Express, Microsoft Outlook ou Thunderbird) para enviar suas mensagens, o tamanho da sua mensagem é de 25Mb.
Verifique o tamanho do arquivo e sua extensão.
-Outlook Express 4 ; Outlook Express 5 ; Outlook Express 6 ; Microsoft Outlook 97 ; Microsoft Outlook 2000 ; Microsoft Outlook 2002 ; Microsoft Outlook 2003 ; Microsoft Outlook 2007 ; Windows Mail ; Windows Live Mail ; Thunderbird 2 ; Thunderbird 3 ; IncrediMail ; Netscape 6 ; Netscape 7 ; Netscape 4.5 ; Netscape Messenger ; Opera 5 ;Opera 6 ; Opera 7 ; Eudora 7 ; Calypso ; Pegasus Mail ; Mozilla ; Sylpheed ; KMail ; Outlook Express 4.5 (Mac OS) ; Outlook Express 4 (Mac OS) ; Outlook Express 5 (Mac OS) ; Entourage (Office 2000 - Mac OS) ; Entourage (Mac OS X) ; Mail (Mac OS X) .
"A mensagem não pôde ser enviada porque um de seus destinatários foi recusado pelo servidor. O endereço de email recusado era 'xxxx@xxxx.com.br'. Assunto '', Conta: 'xxxxx@terra.com.br', Servidor: 'smtp.xxx.terra.com.br', Protocolo: SMTP, Resposta do servidor: '450
No antigo Terra Mail aparece a seguinte mensagem: Não foi possível completar a operação:
4.5.3 Error: too many recipients (452).
No novo Terra Mail aparece a seguinte mensagem: Não é possível enviar uma mensagem para mais de {100} destinatários.
No novo Terra Mail aparecerá a seguinte mensagem: Não foi possível enviar mensagem ao servidor SMTP.
"A mensagem não pôde ser enviada porque um de seus destinatários foi recusado pelo servidor. O endereço de email recusado era 'xxxx@xxxx.com'. Assunto '', Conta: 'xxxxx@terra.com.br', Servidor: 'smtp.xxx.terra.com.br', Protocolo: SMTP, Resposta do servidor: '550 User unknown', Porta: 587, Segura (SSL): Não, Erro do servidor: 550, Nº do erro: 0x800CCC79".
No Outlook Express aparece a seguinte mensagem:
"A mensagem não pôde ser enviada porque o servidor recusou o endereço de email do remetente. O endereço de email do remetente era `xxxxxx@terra.com.br'. Assunto '', Conta: ' xxxxxx@terra.com.br', Servidor: 'smtp.xxx.terra.com.br', Protocolo: SMTP, Resposta do servidor: '550 5.7.1 Must Authenticate!', Porta: 587, Segura (SSL): Não, Erro do servidor: 550, Nº do erro: 0x800CCC78".
Para solucionar esta questão, é necessário acessar as propriedades da conta configurada e marcar a opção referente à autenticação exigida pelo servidor conforme passos mencionados abaixo:
Outlook Express 6: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas, selecione a conta configurada e clique em Propriedades, clique na guia Servidores e marque a opção Meu servidor requer autenticação. Clique em Ok e depois em Fechar. Após, tente enviar mensagens novamente.
Outlook Express 5: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas, selecione a conta configurada e clique em Propriedades, clique na guia Servidores e marque a opção Servidor de mensagens recebidas do tipo. Clique em Ok e depois em Fechar. Após, tente enviar mensagens novamente.
Outlook Express 4: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas, selecione a conta configurada e clique em Propriedades, clique na guia Servidores e marque a opção Meu servidor requer autenticação. Clique em Ok e depois em Fechar. Após, tente enviar mensagens novamente.
Microsoft Outlook 2003: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas de email, selecione a opção Exibir ou alterar contas de email existentes e clique em Avançar. Em seguida, selecione a conta configurada e clique no botão Alterar. Na tela que abre, clique no botão Mais configurações, depois clique na guia Servidor de saída e marque a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação. Clique em OK, Avançar e Concluir. Após, tente enviar mensagens novamente.
Microsoft Outlook 2002: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas de email, selecione a opção Exibir ou alterar contas de email existentes e clique em Avançar. Em seguida, selecione a conta configurada e clique no botão Alterar. Na tela que abre, clique no botão Mais configurações, depois clique na guia Servidor de saída e marque a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação. Clique em OK, Avançar e Concluir. Após, tente enviar mensagens novamente.
Windows Mail: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas, selecione a conta configurada e clique em Propriedades, clique na guia Servidores e marque a opção Meu servidor requer autenticação. Clique em Ok e depois em Fechar. Após, tente enviar mensagens novamente.
Windows Live Mail: Abra o programa, clique em Ferramentas depois em Contas, selecione a conta configurada e clique em Propriedades, clique na guia Servidores e marque a opção Meu servidor requer autenticação. Clique em Ok e depois em Fechar. Após, tente enviar mensagens novamente.
IncrediMail: Abra o programa, clique em Tools e depois em Accounts, selecione a conta configurada e clique em Properties, clique na guia Servers e marque a opção My server requires authentication. Clique em Ok. Após, tente enviar mensagens novamente.
Pegasus Mail: Abra o programa, clique em Tools e depois em Internet options. Na tela que abre, clique na guia Sending (SMTP) e marque a opção Login using my POP3 settings for username and password do item Authentication. Após, tente enviar mensagens novamente.
Sylpheed: Abra o programa, clique em Configurations e depois em Edit Accounts, selecione a conta configurada e clique no botão Edit. Em seguida, clique na guia Send e marque a opção SMTP Authentication, em Authentication method, selecione a opção Login e abaixo adicione seu username e senha. Clique em Ok e depois em Close. Tente enviar mensagens novamente.
KMail: Abra o programa, clique em Settings e depois em Configure KMail, em seguida, clique sobre a opção Network. Na guia Sending, selecione a conta configurada e clique no botão Modify e marque a opção Server requires authentication, após, clique em Ok nas duas tela e tente enviar mensagens novamente.
Outlook Express 4.5 (Mac OS): Abra o programa, clique em Edit e depois em Preferences. Na tela que abre, selecione o item News do lado esquerdo, em seguida, marque a opção This server requires authentication e clique em Ok. Após, tente enviar mensagens novamente.
Outlook Express 4 (Mac OS): Abra o programa, clique em Preferences e na tela que abre, selecione o item News do lado esquerdo, em seguida, marque a opção This server requires authentication e clique em Ok. Após, tente enviar mensagens novamente.
Outlook Express 5 (Mac OS): Abra o programa, clique em Tools e depois em Accounts. Na tela que abre, clique no botão Edit, em seguida, clique no botão Click here for advanced sending options e marque a opção SMTP server requires authentication. Após, clique no pequeno quadrado no canto superior esquerdo da janela para fechá-la, depois clique em Ok e tente enviar mensagens novamente.
Entourage (Mac OS X): Abra o programa, clique em Tools e depois em Accounts. Na tela que abre, clique no botão Edit, em seguida, clique no botão Click here for advanced sending options e marque a opção SMTP server requires authentication. Após, clique no pequeno quadrado no canto superior esquerdo da janela para fechá-la, depois clique em Ok e tente enviar mensagens novamente.
No novo Terra Mail aparecerá a seguinte mensagem: Mensagem rejeitada pelo servidor SMTP. Verifique o conteúdo e anexos da mensagem.
"Erro desconhecido. Assunto Fw:XXXXXXX , Conta: pop.XXX.terra.com.br , Servidor: smtp.XXX.terra.com.br , Protocolo: SMTP, Resposta do servidor: 554 : Data command rejected: Limite de mensagens excedido , Porta: 587, Segura (SSL): Não, Erro do servidor: 554, Nº do erro: 0x800CCC6F".
Se você usa o Webmail Terra para enviar suas mensagens, o tamanho máximo é de 20Mb.
Além disso, o servidor SMTP do Terra e o Terra Mail bloqueiam as seguintes extensões de arquivos: bck, chm, hta, js, jse, cmd, pif, scr, vbe, vbs e vxd, por questões de segurança, mesmo sem E-mail Protegido ativado.
IMPORTANTE: Reconfigurar a conta em seu programa de e-mails pode solucionar muitas das falhas que ocorrem. Para isso, basta remover a configuração da conta de seu programa de e-mails e depois fazer a configuração novamente. Se desejar, acesse os links mencionados abaixo para fazer a configuração da conta de acordo com o programa de e-mail utilizado: